Conceitos

Nova versão do Tainacan

Em 2018 o Tainacan passou por uma grande transformação, seu código foi re-escrito e o software passou a ser desenvolvido em duas dimensões compatíveis com o WordPress, um plugin para a interface administrativa do repositório e um tema para visualização do acervo, utilização de filtros e demais funcionalidades.

Para saber mais informações e consultar a documentação do novo Tainacan acesse o site do Tainacan.

O plug-in do novo Tainacan já está disponível no repositório do WordPress e pode ser baixado diretamente do Painel Administrativo do seu site.

O novo Tainacan possui um importador nativo de coleções existentes em versões anteriores do software (desenvolvido até a versão 0.8.5).


Glossário

Coleção:

Conjunto de itens agrupados por uma determinada temática ou finalidade e organizados segundo algum esquema de metadados e sistema de organização.

Etiqueta:

É um termo digitado livremente pelo usuário para a descrição de um item sem um controle ou normalização.

Categoria

É um termo que faz parte de um vocabulário controlado utilizado na descrição de um item. Pode estar ordenada em uma lista de termos ordenada alfabeticamente ou pode ser estruturado hierarquicamente, que também é chamado de taxonomia. Nesse caso, os termos superiores da hierarquia da taxonomia são mais genéricos ou mais amplos e os subtermos são mais específicos ou de partes de um todo.

Item

Um item é formado pelo objeto de conteúdo original e pelos metadados de descrição. Um item pode ser formado apenas pelos metadados de descrição apontando para o objeto de conteúdo original em outro repositório. Os metadados de descrição do item servem para representá-lo na coleção, para organizá-los e para recuperá-los. O padrão de metadados mais difundido na web é o Dublin Core, que define 15 elementos de descrição.

Metadado

É um atributo ou relacionamento de um item ou objeto.

Um usuário ao cadastrar um item informa o valor do metadado do item. Os metadados podem ser do tipo:

Texto

  • Títulos ou informações não muito longas.

Área de texto

  • Descrição ou textos mais longos como um resumo.

Data

  • Quando um objeto foi criado.

Numérico

  • Classificação de objetos.

Auto-incremento

Relacionamento

  • Relaciona itens, coleções similares.

Categoria

  • Associa um item a uma categoria. O valor do metadado do item deve ser escolhido a partir do sistema de organização utilizado.

Votação

  • Adiciona um campo de rating, para *otação dos itens.

Composto

  • Usa o mesmo conceito de categoria, com a possibilidade de mesclar categorias existentes, gerando uma forma de filtrar mais dinâmica.

Cardinalidade de Metadados

A cardinalidade é representada na criação dos metadados como a opção que seta a quantidade de elementos que um metadados pode ter sendo um valor único ou múltiplo (cardinalidade), em casos como numa categoria, a cardinalidade ou valores múltiplos possibilita a seleção de mais de uma categoria para um item ou filtro.


1. Mapa Conceitual do Tainacan

O mapa conceitual do Tainacan esquematiza e representa o conjunto de ideias por trás do funcionamento macro da plataforma, demonstrado na forma de uma rede de proposições a estrutura do Tainacan.

1. Mapa Conceitual do Tainacan 1. Mapa Conceitual do Tainacan


2. Workflow de Eventos e Usuários do Tainacan

2. Workflow de Eventos e Usuários do Tainacan

2. Workflow de Eventos e Usuários do Tainacan

O workflow da figura acima faz uma demonstração do fluxo de trabalho dentro do Tainacan para exercer uma ação colaborativa ou o que se denomina por evento dentro da plataforma, para tal uma ação colaborativa que gera um evento pode ser:

Adicionar um itemEditar uma tag
Invalidar um itemRemover uma tag
Validar um itemAdicionar um metadado
Adicionar uma classificaçãoEditar um metadado
Invalidar uma classificaçãoRemover um metadado
Validar uma classificaçãoAdicionar uma coleção
Adicionar uma categoriaRemover uma coleção
Mover uma categoriaAdicionar um comentário
Remover uma categoriaEditar um comentário
Adicionar uma tagRemover um comentário

Por outro lado, tem-se o processo de indexação de itens (registros) da coleção (catálogo), que pode ser feito pelo usuário como representado na figura abaixo.

3. Fluxo de trabalho para uma contestação

3. Fluxo de trabalho para uma contestação

A figura a seguir demonstra o fluxo de trabalho para uma contestação (contribuição do usuário) para com um item ou coleção.

4. Fluxo de trabalho de colaboração

4. Fluxo de trabalho de colaboração

Estes fluxos de trabalho apresentam de forma visual e simplificada a colaboração que ocorre dentro dos repositórios que usam o Tainacan como ferramenta de interoperabilidade.